Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

A responsabilidade de plataformas digitais e redes sociais quanto à exclusão de usuários

Nesse post do escritório Cursino Advogados Associados, tratamos acerca das punições aplicadas a influenciadores digitais e das exclusões de motoristas de aplicativos de transporte.

Publicado por Leonardo Cursino
há 4 anos

Diante da atual conjuntura é necessário reconhecer a importância das redes sociais na sociedade moderna, em especial quando se tratam de influenciadores digitais.

Da mesma maneira, há que se concordar com a importância de plataformas digitais, como os serviços de transporte por aplicativo, para seus motoristas.

Segundo pesquisa do IBGE realizada em abril de 2019 [1], há um imenso crescimento dessa modalidade de trabalho, abrangendo milhões de brasileiros.

No que se refere à exclusão indevida de motoristas e as punições aplicadas pelas redes sociais a influenciadores digitais e empresas, tais questões quando levadas a apreciação do Poder Judiciário tem sido decididas de forma favorável aos usuários que se utilizam das referidas plataformas tecnológicas com a finalidade comercial.

Em relação à exclusão arbitrária das redes sociais, o usuário excluído é reconhecido como consumidor, atraindo a aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor e permitindo a imposição de observância quanto aos direitos básicos dos consumidores, em especial o direito à informação.

Sob essa ótica, as razões de decidir intrínsecas às decisões proferidas pelos tribunais têm como base (i) a ausência de oportunidade para que os usuários pudessem se manifestar sem sofrer consequências, como a exclusão, das plataformas digitais e redes sociais; (ii) a ausência de provas acerca das alegações indicadas; (iii) a discricionariedade na exclusão dos usuários em virtude da ausência de transparência quanto à forma em que adotam tais procedimentos; e (iv) a falta de razoabilidade e proporcionalidade nas medidas adotadas, ferindo o devido processo legal a ser observado.

Nesse sentido, como pode ser notado, os tribunais vem acolhendo a reintegração de motoristas as plataformas de mobilidade urbana e a reinclusão de influenciadores digitais, fixando uma reparação indenizatória a título de danos morais ante a análise do caso concreto.

Em virtude, sugere-se o acompanhamento quanto a tramitação do Projeto de Lei 3.748/2020 na Câmara dos Deputados, o qual dentre outras disposições acerca do regime de trabalho sob demanda, visa estabelecer parâmetros para o descadastramento e nessas hipóteses garantir o contraditório e ampla defesa do usuário, prezando pela transparência e boa-fé contratual nesse regime de trabalho.

Em virtude do exposto, recomenda-se que o usuário esteja atento aos novos eventos que são passíveis de responsabilização pelo Poder Judiciário e caso tenha dúvidas acerca do tema ou esteja vivenciando algo semelhante, procure um profissional especializado na área.

#plataformasdigitais #redesosiciais #responsabilidadecivil #direitodoconsumidor #influenciadoresdigitais #apps #aplicativosdetransporte #judiciario #advocacia #advocaciaporamor #cursinoadvogadosassociados

[1] https://canaltech.com.br/mercado/quase-4-milhoes-de-autonomos-no-brasil-usam-apps-como-principal-fonte-de-renda-140555/

  • Sobre o autorPós-graduando em Direito Tributário
  • Publicações80
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações312
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-responsabilidade-de-plataformas-digitais-e-redes-sociais-quanto-a-exclusao-de-usuarios/916835546

Informações relacionadas

Alexandre Da Silva Henrique, Juiz do Trabalho
Artigosano passado

A necessidade da observância do princípio do contraditório e ampla defesa na aplicação pelo empregador da resolução contratual por justa causa.

Thiago Lomeu, Advogado
Artigoshá 7 meses

Responsabilidade das Plataformas na Economia Compartilhada

Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Jurisprudênciahá 7 meses

Tribunal de Justiça de Santa Catarina TJ-SC - RECURSO CÍVEL: XXXXX-72.2021.8.24.0064

Alexandre Augusto Rocha Soares, Advogado
Artigoshá 4 anos

Desativação unilateral da conta de Instagram dá direito a danos morais

É possível um Código de Direito Digital?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)