Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Os Supercomputadores da Receita Federal e o cruzamento de dados da Administração Tributária - Parte VI

Publicado por Leonardo Cursino
há 4 anos

Após uma série de posts abordando de forma sucinta alguns dos principais casos em que os contribuintes são autuados pela RFB e levando em consideração a obrigatoriedade imposta a alguns, discorremos neste momento sobre o aparato tecnológico que este órgão dispõe.

Como primeiro destaque cumpre apontar o supercomputador chamado de “T-Rex”, montado nos EUA e fabricado pela IBM, localizado no Serpro/SP, que possui uma capacidade de cruzamento de dados apta a englobar o Brasil, EUA e Alemanha, além de contar com o software Harpia, desenvolvido pelo ITA, que se utiliza da inteligência artificial e têm a capacidade de aprender com o “comportamento” dos contribuintes para detectar irregularidades e harmonizar as bases da RFB com as secretarias de fazenda.

No que se referem aos procedimentos e formas de aproximação do Fisco com o contribuinte, desde 2007 foi instituído o projeto SPED, que dispôs de ferramentas voltadas para redução da sonegação fiscal, permitindo com que a escrituração das empresas venha a ser periodicamente enviada de forma digital ao Fisco, integrando as 3 esferas da administração tributária.

Ademais, há também o supercomputador Hal, o qual fora desenvolvido em conjunto com o BACEN, e vem sendo utilizado para o cruzamento de transações bancárias de todas as instituições financeiras do país por meio da captação de informações advindas de fontes como as secretarias de fazenda estaduais e municipais, com base no CPF e CNPJ.

Neste viés, denota-se que as três ferramentas elencadas perfazem um microssistema de combate à sonegação fiscal que funciona, aparentemente, de forma orgânica e harmônica com intuito de integrar e apoiar as entidades fazendárias nas tarefas de fiscalização e controle.

.

.

#rf #ir #irpf2020 #dirpf2020 #receitafederal #inteligenciaartifical #ia #tecnologia #fiscalizacao #sonegacaofiscal #supercomputadores #impostoderenda #advocacia #advogados# #cursinoadvogadosassociados

  • Sobre o autorPós-graduando em Direito Tributário
  • Publicações80
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações285
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-supercomputadores-da-receita-federal-e-o-cruzamento-de-dados-da-administracao-tributaria-parte-vi/864002409

Informações relacionadas

Grupo Bettencourt, Contador
Artigoshá 5 anos

Orientações sobre o cruzamento de informações declaradas ao FISCO

Studio Fiscal, Contador
Artigoshá 9 anos

Bens adquiridos para revenda – Recuperação de crédito de PIS e COFINS.

Receita cruza dados e pega sonegadores

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)